domingo, 31 de outubro de 2010

livro da vida'

Então vi um novo céu e uma nova terra. O primeiro céu e a primeira terra desapareceram, e o mar sumiu.
E vi a Cidade Santa, a nova Jerusalém, que descia do céu. Ela vinha de Deus, enfeitada e preparada, vestida como uma noiva que vai se encontrar com o noivo.
Ouvi uma voz forte que vinha do trono, a qual disse: —Agora a morada de Deus está entre os seres humanos! Deus vai morar com eles, e eles serão os povos dele. O próprio Deus estará com eles e será o Deus deles.
Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram.
Aquele que estava sentado no trono disse: —Agora faço novas todas as coisas! E também me disse: —Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e merecem confiança.

Apocalipse 21:1-5

meditações diárias'

Domingo, 31 de outubro


Ele está disposto a me ouvir


Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Mateus 7:7, 8.

O rei sentou-se de sobressalto em sua cama. Estava suando muito e perdera o sono. Depois de um sonho estranho que tivera, ele não deixou mais ninguém dormir. Mandou chamar quem pudesse dizer-lhe o que aquilo significava. Sabia que havia algo de muito importante naquele sonho; eles precisavam lhe dizer tudo – o sonho e a interpretação.

– Isso é impossível – disseram os magos.

O rei ficou furioso e mandou que todos fossem mortos.

Um rapaz, mal saído da adolescência, pediu uma oportunidade. Ele e seus amigos oraram a Deus. Sabiam que Deus poderia livrá-los da morte, pois eles estavam entre os que o rei mandara matar.

A Bíblia diz que, se pedirmos, buscarmos, insistirmos, nós receberemos. Foi o que Daniel e seus amigos fizeram. Deus revelou a Daniel o sonho e a interpretação e ele foi à presença do rei Nabucodonosor.

O rei sonhara com uma enorme estátua cuja cabeça era de ouro, o peito e braços de prata, o ventre e as coxas de bronze, as pernas de ferro e os pés de ferro e barro. Nabucodonosor havia visto uma enorme pedra que desceu do céu e feriu a estátua nos pés de ferro e barro e a esmiuçou. Daniel contou também o significado de tudo isso.

Esse episódio mostra que Deus não olha para a nossa idade. Ele deseja usar-nos se O permitirmos. Daniel e seus amigos, bem jovens ainda, se colocaram nas mãos de Deus e Ele os usou.

Se colocarmos nossos talentos à disposição do Mestre, poderemos fazer muito na obra dEle. Mas, se nos sentirmos incapazes, dobremos os joelhos em preces insistentes. Ele nos ouvirá e concederá a oportunidade de testemunharmos para Ele.

sábado, 30 de outubro de 2010

meditações diárias'

Sábado, 30 de outubro


Dois lugares vazios


Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar onde Ele jazia. Mateus 28:6, NVI

Satanás estava exultante. Seu plano parecia ter dado certo. O Doador da vida estava morto. Seus anjos cuidariam para que assim ficasse. Ainda tinha a prova do terceiro dia. Mas, se Aquele em quem estava a vida, estava morto, como poderia dar vida a Si mesmo?

Ele realmente não conhecia seu Criador. Tivera a oportunidade de conviver com Ele, mas não se deixou envolver por Seu amor.

Tudo era silêncio no jardim do sepulcro. O sábado passara tranquilo. Os amigos de Jesus ainda estavam inconsolados e esquecidos das promessas dEle. Mas Ele descansava. Um merecido descanso. Findaram Suas labutas aqui na Terra. Seus ensinamentos ficariam para sempre gravados para que Seus filhos de todos os tempos pudessem ter contato com a cura, o perdão, o alívio que traz a paz, a salvação.

A manhã de domingo chegou. As trevas começaram a se dissipar. Em volta do túmulo estavam os soldados romanos, mas também todo o exército do príncipe deste mundo. Ele estava tenso, pois era o terceiro dia. Os soldados romanos cochilavam, mas não os soldados de Satanás.

Quando os primeiros sinais do dia apareceram, com eles também uma luz intensa desceu do Céu. Era o comandante do exército celestial. Viera para uma missão especial. Ninguém que ali estava resistiu à sua luz (Mateus 28:2-4). Satanás e seus anjos fugiram. Indignado, viu que fora derrotado.

O anjo despertou Cristo de Seu sono. Ele saiu do túmulo e logo depois acompanhou o anjo até Seu lar. Uma festa O esperava. Festejaram a vitória do seu Rei.

Uma grande festa está sendo preparada novamente no Céu. É para receber aqueles que venceram e vencerão o pecado pelo sangue de Jesus.

O lugar no túmulo ficou vazio porque Jesus voltou a preencher o lugar dEle no lar. Nosso lugar, lá no Céu, também está vazio. Ele nos espera para preenchê-lo.

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

gratos por quê?'

Gratos pela morte

"Num leito de dor estava um menino de poucos anos de idade. Uma doença insidiosa e cruel ia-lhe arrebatando as forças dia a dia.
A mãe do pequeno sabia que este hamais se levantaria do leito, mas evitava falar-lhe da morte. Passava horas e horas lendo histórias para distrair-lhe a mente. Certa ocasião leu o relato de alguns heróicos guerreiros que morreram na batalha. Pensatvo, pergunta o menino: 'Mamãe, o que é morrer?' Essa pergunta deixou a pobre senhora desorientada.
Lágrimas deslizaram-lhe pela face. Fez de conta que tinha de ir à cozinha, cuidar de alguma coisa. Ajoelhou-se ao lado do fogão, suplicando a Deus que lhe desse sabedoria para responder acertadamente à criança.
De repente lembrou-se de alguma coisa. Foi até a cabeceira da cama e com calma se pôs a conversar com o enfermo.

" - Joãozinho - pergunta a mãe - quando você ainda era forte e podia brincar bastante, ao chegar à tarde e sentir cansaço, que fazia?

" - Ora, mamãe, eu ia me deitar na cama da senhora.
" - Muito bem; e quando o papai chegava de noite, que fazia com você?

" - Me pegava com os fortes braços e me punha na caminha.
" - E onde você estava ao acordar no dia seguinte?

" - Em minha própria cama.
"Acariciando o rosto do pequeno, com toda a doçura de mãe, ela conclui:

" - Filhinho, morrer é exatamente assim. É dormir numa cama que não é nossa para sempre ( a sepultura ), até que Jesus volte e nos dê a vida eterna em Seu reino."
Pois bem, desde a entrada do mal, do sofrimento e decadência, Deus teve que intervir para que o sofrimento não fosse eterno, mas que tivesse o seu tempo e depois o descanso.
Interveio Deus de duas maneiras para que o sofrimento não fosse perpetuado.
Diz a Escritura Sagrada: " ... para que não estenda a mão, e tome também da árvore da vida, e coma, e viva eternamente... "  Deus expulsou o homem, depois de pecar, do Jardim do Éden, pondo anjos como guardas da árvire da vida, a fim de que não comessem desta; do contrário, o sofrimento do homem seria perpetuado.

Gratos, por este amor de Deus para com o desobediente ser humano, impedindo seu eterno sofrimento, num mundo condenado, cheio de espinhos e cardos. Cheio também de tristezas, lágrimas e angústias. Portanto, gratos pela morte.

A outra intervenção de Deus foi enviar Seu Filho, Jesus Cristo, a este mindo para revelar o amor divino para com a humanindae na sua dor e condenação. Veio Jesus para pagar a culpa do homem, morrendo em seu lugar e garantir a esperança da vida eterna pela ressurreição.

Desde a vitória de Cristo sobre o império da morte, esta primeira morte física tornou-se um sono, pois o próprio Jesus, falando do falecimento de Lázaro, disse: "Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo."
Haverá, no entanto, a segunda morte - morte de aniquilamento eterno, conforme escreve João no Apocalipse.
Quanto amor de Deus! Como seria deseperadora a situação do homem sem a morte, pois chega o tempo em que o homem não tem mais desejo de viver. Há falta de viço, de apetite, de coragem, de vitalidade. Desaparece a razão, o cuidado de si mesmo. Não mais controla suas palavras, ações e necessidades e sente-se o desejo de descanso, e isto Deus providenciou por intermédio da morte.

Quão terrível seria para o homem, arrastar-se por séculos infindos, carregando a maldição do sofrimento, sem o descanso que surge com o nome de morte?
Deus não quis que o homem morresse, mas vivesse eternamente na felicidade, sem conhecer o mal e a desgraça. Mas os nossos primeiros pais, dando ouvidos ao anjo rebelde, que falara por intermédio da serpente, desobedeceram a Deus. Consequentemente Deus teve que intervir, decretando a morte, mas ao mesmo tempo planejando como restaurar-lhes a vida eterna. Isto conseguiu enviando Seu Filho a fim de pagar a culpa com a Sua morte e trazendo vida, na ressurreição, para todos que aceitam esta oferta gratuita.

Assim é que isto que aparentemente era a Sua mais sentida desgraça, Deus, por meio de Cristo, fez com que a desgraça se tornasse em benção - um descanso até o dia da vinda de Cristo em glória - quando os que fizeram o bem irão ressucitar para a vida eterna e os que fizeram o mal, para a morte eterna. Esta é a segunda morte, segundo João.
Amor na vida; amor na morte; amor no presente; amor no futuro; amor na felicidade; amor na aparente desgraça; em tudo amor, pois "Deus é amor".

Senhor, gratos até pela morte.

Rodolpho Belz

meditações diárias'

Sexta, 29 de outubro


As marcas do Seu amor por mim


Veja, Eu gravei você nas palmas das Minhas mãos. Isaías 49:16, NVI

Nos três anos de ministério aqui na Terra, Jesus sempre esteve cercado pelas multidões. Pessoas curiosas, interessadas, interesseiras, sedentas pela verdade, em busca de cura física e espiritual. Enfim, muitos O cercavam constantemente. Agora não era diferente. Uma multidão estava à Sua volta. Alguns riam; outros, choravam. Alguns estavam tristes; outros, alegres. Havia até alguns curiosos. Uma cruz estava sobre Seus ombros: a cruz do amor, do altruísmo, da abnegação, do verdadeiro interesse. Era pesada, pois os pecados de todos estavam nela (inclusive os meus e os seus).

No caminho para a morte, Jesus olhou à Sua volta e viu sofredores. Estendeu as mãos e os abençoou. Teve compaixão das mães com seus filhos que ali estavam para se despedir dEle. Parou e acenou para elas. Queria que soubessem que Seu amor as continuaria alcançando (Lucas 23).

As mãos dEle foram pregadas na cruz. Ali deveriam ficar nosso sofrimento, nossos pecados, e o sangue dEle marcaria a vitória. Era a certeza de que o pecado acabaria e sua marca só seria vista nas mãos e pés de Cristo. Uma lembrança eterna de que Ele é o nosso Salvador.

Era um momento solene. O Céu se curvava para acompanhar. Os anjos desejavam estar no lugar de seu Rei, mas eles não poderiam carregar aquela cruz. Ele decidiu carregá-la e experimentá-la no meu e no seu lugar. A morte dEle não seria o fim, mas o começo. O começo de uma esperança. A esperança de que um dia todo o sofrimento acabará.

Tudo acabou: a cruz, o sofrimento, o Calvário, o túmulo. Agora resta-nos a eternidade que está mais próxima do que nunca. Crê você nisso? Ou Ele teria morrido em vão?

As mãos dEle continuam estendidas para curar, ensinar, salvar, dar amor. Estenda a sua e toque a dEle. Você poderá sentir como foi real o sacrifício que Ele fez por você.

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

meditações diárias'

Quinta, 28 de outubro


De que lado estou?


Pois eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:38, 39

Já era tarde e um barulho acordou Pedro, Tiago e João. Um grupo com tochas, espadas e paus caminhava na direção deles. As pessoas pareciam zangadas.

Judas saiu do meio da multidão e, aproximando-se de Jesus, beijou-O na face. Ele estava fechando seu negócio com os sacerdotes. Três anos andara com Cristo por muitos lugares. Vira Seu amor pelos outros e por ele próprio. Presenciara muitos milagres. Aprendera e ouvira muitas lições preciosas. Conhecia o amor desinteressado do Mestre. Agora, O entregava aos inimigos.

Quando a história deste mundo tiver chegado ao seu fim e as coisas ficarem difíceis, muitos passarão para o outro lado, como fez Judas. Vão escolher trair a Cristo.

Você ama realmente a Jesus? Vai escolhê-Lo ou vai preferir este mundo, seus amigos ou parentes? Você tem certeza do lado em que está agora? Você já tem idade suficiente para pensar nisso e escolher.

Jesus foi levado para uma sala de julgamento. Amarraram-Lhe as mãos, tiraram Seu manto, colocaram uma coroa de espinhos na cabeça dEle, bateram nEle com um açoite, riram dEle e cuspiram nEle. Ali estava o Jesus que havia curado, libertado, ajudado, ensinado, alimentado e atraído tantos a Si. Por que não Se livrava daqueles brutos? Porque Ele escolhera salvar a mim e a você. Se Ele desistisse daquela cruz que Satanás colocara sobre Ele, estaríamos perdidos para sempre, e de nada valeria nossa vida aqui.

Ele fez tanto por nós! O que temos feito por Ele? Tenho amado a Jesus e procurado servi-Lo de todo o meu coração ou tenho sido um “Judas”, um “sacerdote”, um “soldado”, que O fizeram sofrer tanto?

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

meditações diárias'

Quarta, 27 de outubro


Vigiem!


Vigiem e orem para que não caiam em tentação. Mateus 26:41

Após a Ceia cantaram um hino e foram para o Monte das Oliveiras. Jesus gostava de estar ali em oração. Sentindo Sua hora aproximar-se, entristeceu-Se muitíssimo e tornou-Se calado.

A reunião daquela noite fora muito solene e todos saíram em silêncio. Cada um com seus pensamentos. Não perceberam a dor de Jesus. Ao chegarem ao monte, Jesus subiu até o Jardim do Getsêmani com Pedro, Tiago e João, e ajoelhou-Se para orar. Estava angustiado. Sabia que teria de “beber o cálice da ira de Deus” – o cálice que devíamos beber. Mas Cristo não queria nos ver sofrendo mais do que o sofrimento que o pecado impôs a este mundo e o tomou em nosso lugar.

Sobre Ele estavam os pecados de todos nós. O pecado nos afasta do Pai. A vida pura de Cristo fazia com que Sua aproximação com Ele fosse perene. Agora, porém, estava só. Sentiu o horror que causa essa separação e isso lhe foi muito difícil. Sua angústia tornou-se tão intensa que gotas de suor sanguinolento manchavam-lhe a face e escorriam por Seu manto.

Os anjos assistiam a tudo com tristeza. Não queriam ver seu Rei sofrendo. Seu desejo era servi-Lo, mas não deviam; não agora.

Os discípulos dormiam. Se houvessem compreendido a missão de Jesus estariam junto dEle, confortando-O. Mas dormiam.

Está você também sonolento enquanto as cenas dos momentos finais deste mundo se desenrolam? Você já parou para perceber que as profecias estão se cumprindo uma a uma e o retorno de Cristo está às portas? O que você está fazendo enquanto as coisas acontecem? Está falando aos outros do amor de Cristo e que Ele deseja salvá-los? Tem testemunhado aos parentes e amigos que ainda não O aceitaram e insistido com eles? E a sua vida, como está? Acorde! Não é mais hora de dormir.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

meditações diárias'

Terça, 26 de outubro


Meu sangue, meu corpo


Quem comer a Minha carne e beber o Meu sangue tem a vida eterna. João 6:54

Um por um, os discípulos experimentaram o amor e o perdão. Foram fortalecidos pelo gesto de humildade e serviço de Jesus ao lavar-lhes os pés. Aprenderam que, se Cristo veio a este mundo para servir, quanto mais eles, pobres seres humanos!

Depois, Cristo tomou Seu lugar à mesa. Deram graças e Ele tomou o pão e os serviu:

– Comam. Isto representa Meu corpo que é partido por vocês e por muitos outros.

Então, tomou o suco de uva e o repartiu entre eles:

– Este suco de uva simboliza Meu sangue que é derramado por vocês. É a última vez que o bebo. Só o farei novamente quando vocês se encontrarem comigo no reino do Meu Pai.

Tudo parecia tão solene. Eles não ousavam perguntar-Lhe nada. Queriam apenas sentir aqueles momentos. A voz de Cristo era muito mais grave que o normal. Suas palavras penetraram a alma de todos e, mais tarde, eles compreenderiam tudo aquilo.

Quando você participa das cerimônias do Lava-pés e da Santa Ceia em sua igreja, reflete sobre os últimos momentos da vida de Jesus? Sente que é como se Ele falasse ao seu coração, como falou ao coração dos discípulos? Bem, é este o desejo dEle: falar ao seu coração. Ele quer que você compreenda que, por detrás da simbologia, há um Amigo querendo acesso a você. Ele deseja que o sacrifício na cruz seja pessoal para você. Deseja que você saiba que Ele esteve lá porque ama a você e a mim.

Em cada Santa Ceia, “dirija-se até a cruz” e fique lá com Ele. Apenas fique em silêncio e ouça Sua voz a lhe falar. Você sentirá o quanto Ele o(a) ama e como sente saudades de você.

Você quer estar com Ele um dia em Seu reino? Então deixe que Ele purifique sua vida e o(a) cubra com Sua justiça.

Ele o(a) espera lá ao pé da cruz para, dali, vocês caminharem para Seu reino.

Vai deixá-Lo esperando?

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

gratos por quê?'

Gratos pela vida

Quando Miquelângelo concluiu o Moisés, que assinala o túmulo de Júlio II na basílica apostólica , ficou maravilhado de sua própria obra.

O porte do hebreu denunciava a soberania energética de um rás, pastor dos povos. A atitude era a de um vidente, habituado a conversar com o eterno, o olhar era o de um iniciado nos segredos absolutos, e o artista, de olhos fitos na estátua, como que a sentia mover-se; acendiam-lhe os olhos, as flamas da frente tremeluziam faiscando,
rosavam-se-lhe as faces, tremiam-lhe os lábios e Miquelângelo, em delírio, arremeteu e, vibrando o martelo, atirou uma pancada ao joelho da estátua, intimando=a a vida: Parla!"
Houve apenas um estrépido no silêncio e o mármore perseverou mudo; nem era possível que falasse, visto que era pedra, só pedra, faltava-lhe a harmonia eterna, o lume latente, a alma, que gera a Palavra.
E o artista quedou diante do inanimado, reconhecendo-se homem, ele que se julgara deus.

Vida, que preciosa dádiva! Quem não a deseja conservar, defender e aproveitar? Bem claro deixou este pensamento o poeta Lafaiete Rodrigues Pereira,
no seu poema: O Lenhador e a Morte:

Deixando com esforço o rude fardo  ao chão, exclama o lenhador:
- Ai, quanto tempo em vão, cansado, aguardo o fim deste labor.
A que me julgue a sorte!
Dolorosa demais a minha contingência!
De que me serve a vida? Vem, ó Morte, valer-me, por favor, nesta emergência!

Mal o dissera e a morte lhe aparece:
- Meu amigo, aqui estou para ajudá-lo!
Todo a tremer o lenhador em prece, mal refeito do abalo, já nem se lembra mais de seus pesares ...
Numa aflitiva súplica se empenha:
- Chamei-te, Morte, só pra me ajudares a conduzir à minha casa a lenha! ...

Assim é, com todo sofrimento, ainda que sejam grandes as tormentas, ninguém quer perder a vida. Um estrondo, e sem querer, estremecemos, o coração bate depressa, um olhar angustiante. uma expectativa diferente, um sentimento de proteção - é o medo de perder a vida. Um início de queda e, instintivamente, a mão procura aparar a queda e proteger a vida. Uma ameaça ao nosso ser e os músculos se enrijecem, o corpo reage e os membros procuram a posição em defesa da vida. Desde a mais tenra idade, a criança esperneia, grita, chora em defesa, segundo sua compreensão da vida. Os próprios animais irracionais fogem ou se põe em posição de atalaia ou de ataque em defesa da vida.
Sim, vida, precioso dom de Deus.

Mas o que é a vida? Há muitas filosofias, teorias e hipóteses sobre as concepções da vida. É o animismo, o vitalismo, o atomismo, o mecanicismo, monismo e outras tantas especulações, que o homem fica sem saber o que está certo. Nós definiremos a vida como "a assinatura de Deus no projeto homem".
Cremos estar de acordo com o Gênesis que diz: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em seus narizes o fôlego da vida: e o homem foi feito alma vivente."
Aí está assinatura de Deus que ainda não se conseguiu falsificar. Vida só pode vir de vida e dizem os evangelhos que Cristo Jesus Se apresentou dizendo:
"Eu sou ...a vida" ...
Quem, além de Deus, pôde fazer esta afirmação? Quem, além do Deus, o Filho, pôde trazer de volta do túmulo, depois de quatro dias, o falecido Lázaro? Quem, além de Jesus Cristo, venceu a morte, saindo do sepulcro?  "Porque Eu dou a Minha vida para a reassumiu. ... Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la ..."
Conclusão: a vida vem de Deus, a morte é uma interrupção passageira em consequência do pecado.

Mas haverá um ressurgir, quando Deus transformar este mundo condenado em paraíso. Todos virão perante o tribunal de Deus.
" ...ressurgirão, uns para a vida eterna, e outros para a vergonha e horror eterno."

Deus nos conferiu a vida para ser útil. Escreveu alguém que "a glória da vida é amar, não ser amado; é dar , não receber; é servir e não ser servido; é ser a outros uma mão forte na escuridão e em tempos de necessidade; é ser uma taça de alento a qualquer alma fraca; isto é apreciar a glória da vida."

Deus nos conferiu a vida para ser um exemplo: "A vida é uma disciplina ... Nesta vida nos achamos na escola de Cristo, onde devemos aprender a ser mansos e humildes de coração;
e no dia das contas finais, veremos que todos os obstáculos que se nos deparam, todas as dificuldades e incômodos que somos chamados a suportar, são lições práticas na aplicação de princípios da vida cristã. Bem suportadas, elas desenvolvem o caráter à semelhança do de Cristo, distinguindo o cristão dos mundanos."

A sua vida, amigo, está se desenvolvendo à semelhança do Criador? A sua vida representa a imagem de Cristo. na Terra? Que a minha, sua vida, seja sempre um reflexo do divino, para assim cumprirmos a nossa parte, pois este é o motivo da nossa existência, da nossa vida.

Gratos, Senhor, pela vida.

Gratos, porque podemos ser exemplos do bem.

Gratos, pelos elevados motivos da nossa existência.

Rodolpho Belz

meditações diárias'

Segunda, 25 de outubro


Vou deixá-Lo lavar-me?


Se eu não te lavar, não tens parte comigo. João 13:8

Era a vez de Judas. Jesus sabia o que ele tinha feito e agora apelava ao seu coração. Ele ainda podia se arrepender e ter um lugar no Reino. Cristo olhou-o com ternura e amor. Queria que soubesse que o amava a despeito do que fizera. Aquilo aqueceu seu coração e ele quase confessou o pecado, mas voltou atrás. Ó, duro coração! Tem você deixado Cristo aquecer seu coração e atendido aos Seus apelos?

Com o coração cheio de amor, o jovem João aceitou o oferecimento de Jesus. Lembrou-se do desejo de ser o primeiro, e agora compreendia seu erro. Queria que Cristo lavasse também seu coração. O coração de João sempre estava aberto e Cristo pôde fazer muito por ele. O Mestre encontra a mesma receptividade em seu coração?

Mateus já havia participado de muitas festas. Seu pé fora lavado muitas vezes; nem reparava no servo que o fazia. Mas, agora, era diferente. Seu Mestre, seu Salvador Se abaixava e lavava-lhe os pés. Sentiu-se envergonhado. Ele deveria fazer aquilo e não Cristo.

Pedro ficou indignado de que Seus amigos deixassem que Cristo Se sujeitasse assim. Isso não era tarefa para um rei. Ao se aproximar dele, falou:

– Senhor, não posso permitir que faça tal coisa. Eu é que devo lavar Seus pés.

– Pedro, se Eu não lavar seus pés, você não terá parte comigo.

Isso modificou os pensamentos de Pedro. Ele queria participar com Cristo em tudo. Disse que até morreria por Ele, se preciso fosse. Então, pediu que Cristo o lavasse por inteiro. Pedro era incisivo e decidido. Mas Cristo lhe disse que não precisava, pois já estava limpo. Queria dar-lhe a certeza de que seu pecado (a negação) seria uma mancha que Ele poderia apagar facilmente, mas Pedro teria que deixar-se lavar.

Quantas vezes tem Cristo Se “abaixado para lavar seus pés” e você Lhe tem negado essa oportunidade? Por que não deixa que Ele também lave seu coração, como fez João? Abra sua vida a Ele. É isso que Ele espera.

domingo, 24 de outubro de 2010

meditações diárias'

Domingo, 24 de outubro


Do que está cheio seu coração?


Meu coração está tranquilo e confiante, ó Deus! Cantarei louvores e hinos a Ti. Salmo 57:7, Bíblia Viva

Todos estavam animados. Finalmente, parecia que Jesus estabeleceria Seu reino. Os discípulos, numa conversa acalorada, discutiam quem seriam os assessores diretos. Nem perceberam que Jesus seguia calado e triste.

Eles iam para o local onde comeriam a Páscoa. Era um lugar amplo e mobiliado com bom gosto. Era costume que um servo lavasse os pés dos convidados antes da refeição. Mas não havia servo e ninguém se prontificou para fazer o serviço. Jesus, então, tomou uma toalha e a bacia com água. Todos ficaram em silêncio. Como podia um rei fazer tal serviço? Mas não tiveram coragem de se opor.

Jesus Se aproximou de Filipe. Era um bom homem. Tinha interesse pelas coisas do Céu e gostava de aprender aos pés de Cristo, mas era um pouco vacilante. Às vezes, demorava a compreender. Faltava-lhe posicionar-se mais pela verdade. Parecia que Jesus falava à sua mente, fazendo-o rever sua vida.

Depois foi até Tomé. Era um homem decido, mas sua mente científica procurava uma lógica para tudo. Mesmo vendo tantos milagres, não conseguiu, mais tarde, acreditar que o mesmo Cristo que ressuscitara outros podia dar vida a Si mesmo. Cristo apelava ao seu coração: “Tenha fé; creia.”

Jesus estava agora diante de Natanael. Era um jovem fervoroso. Tinha certeza de suas convicções e amava seu Mestre. Procurou absorver de Cristo tudo o que podia. Desejava ser um mestre tal qual Ele. Mas, às vezes, pensava se valeria a pena uma vida de professor itinerante. Cristo falava ao seu coração: “Nada neste mundo pode sobrepujar a alegria de Me servir.”

Se Cristo chegasse até você agora, o que leria em seu coração? Seu desejo de servi-Lo é real? Você se interessa pelas coisas do Seu reino ou deste mundo? O que Ele lhe falaria hoje?

...

pois te esquecerás dos teus sofrimentos e deles só terás lembrança como de águas que passaram. a tua vida será mais clara que o meio-dia; ainda que lhe haja trevas, serão como a manhã. sentir-te-ás seguro, porque haverá esperança; olharás em derredor e dormirás tranquilo. deitar-te-ás, e ninguém te espantará; e muitos procurarão obter o teu favor. (Jó 11:16-19)

sábado, 23 de outubro de 2010

gratos por quê?

Gratos, mas nunca tarde demais

A pobre mãe estava moribunda. Em todas as direções, telegramas foram enviados, chamando os filhos. Procurando os meios mais rápidos, voavam estes jovens, pedindo a Deus que prolongasse a vida dela até que chegassem.
"Oh Senhor, chegar a tempo para olhar pela última vez, dar um aperto de mão, uma última carícia, antes que a vida se vá ..."

Rodeavam o leito da enferma, olhando as mãos gastas de tanto trabalhar em favor deles.
A fronte enrugada pelas tarefas diárias a executar. Os olhos semi-cerrados, mas que sempre expressaram carinho e doçura. Os filhos não puderam esconder a angústia de seus corações e nem sufocar o soluço.

O mais velho, inclinando-se, beijou o rosto da anciã e lhe disse: "Mãe querida, a senhora foi tão boa para nós e queremos dizer-lhe o quanto a amamos e lhe somos gratos!"
Os olhos quase cerrados se abriram, e seu rosto se iluminou: "Muito agradecida, filho; comove-me sabê-lo. Mas por que nunca me falou disto antes?"  Foram estas as suas últimas palavras.

Filhos, dizei o quanto amais vossa mãe, vosso pai, enquanto vivem. Não esperem até amanhã, pois poderá ser tarde.
Espalhemos flores enquanto podem ser vistas, admiradas e apreciadas. "Antes que se rompa o fio de prata, e se despedace o copo de ouro, e se quebre o cântaro junto à fonte, e se desfaça a roda junto ao poço." ( Eclesiastes 12:6 )

Na maioria das vezes, as flores aparecem sobre o ataúde, depois da morte, quando o seu perfume já não pode mais ser sentido. Tarde demais para serem úteis à pessoa que deixou de viver.
A gratidão é uma das mais belas virtudes, enquanto a ingratidão é detestada, tanto no Céu como na Terra. Há filhos ingratos, pais ingratos, amigos ingratos, esposos e esposas ingratos, alunos ingratos, empregados e patrões ingratos; afinal, gente ingrata a Deus e aos homens. Que infelicidade, a ingratidão! Quão admirável a gratidão!

Era festa de formatura. Uma pobre viúva, envolta no seu xale já desbotado, acotovelava-se para achar um lugarzinho a fim de ver o filho receber o diploma de doutor.Durante anos havia lavado roupa, trabalhando aqui e acolá para arranjar o suficiente a fim de que seu filho pudesse continuar o seu estudo na faculdade. Agora era o grande dia de ver o filho formado.
Iniciou-se a festa. Ali estavam o filho e os professores, bem como os muitos parentes.
Festa luxuosa, brilhante, encantadora. A pobre viúva sentia-se acanhada no meio de tanto luxo e sabedoria. Os discursos foram pronunciados e chegou o momento da entrega dos diplomas.
Qual não foi a grata surpresa da velhinha, quando o filho foi classificado como sendo o melhor aluno da classe, entregando-se-lhe, além do diploma, uma medalha de ouro.

Mas, enquanto a multidão aplaudia, deu-se um dos mais belos gestos de toda a festa.
O filho da velhinha, com a medalha na mão, com passos firmes se encaminha em direção da mãe e, levando-a para frente, disse: "Senhores, esta medalha não é minha, mas pertence a esta velha viúva que é minha mãe, por ter sacrificado tudo em meu favor."
Em seguida colocou a medalha no peito de sua velha mãe.
O auditório explodiu em aplausos prolongados por este filho grato no momento exato.

Terminada a festa, o filho saindo de braço com sua adorável mãe, ouviu-se o seguinte de um assistente que perguntou à velhinha: "A senhora deve sentir-se orgulhosa em ter um filho tão grato assim, não é?" E então se ouviu a resposta do filho:"Mas muito mais orgulhoso sou eu em ter uma mãe como esta."
Sejamos gratos, em vida, mas nunca tarde demais, pois então será inútil. Digamos aos que ainda vivem, o quanto os amamos, pois amanhã poderão estar em condições de não mais poderem ouvi-lo.

meditações diárias'

Sábado, 23 de outubro


Ele merece todo o meu louvor


Certamente vou Te louvar durante toda a minha vida. Levanto as minhas mãos e oro a Ti, confiado em Teu poder. Salmo 63:4, Bíblia Viva

–Mamãe, vamos ver por que as pessoas estão correndo com folhas de árvores na mão?

Era próximo à festa da Páscoa e a cidade estava cheia de viajantes. José e sua mãe foram verificar. Muitas pessoas cantavam. Era como se saudassem alguém. José viu que um Homem, montado num jumentinho, Se aproximava. Muitos dentre a multidão colocavam no chão os ramos que levavam na mão. Outros tiravam o próprio manto para completar o tapete.

As pessoas saudavam: “Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Paz no céu e glória nas alturas!” (Lucas 19:38, NVI). As crianças cantavam com toda a força. Algumas mães com os filhos no colo choravam de alegria. Bartimeu, que fora cego, estava ali. Lázaro estava próximo ao jumentinho. Ele era o centro dos comentários, pois estivera morto e agora estava ali também louvando o Rei, com toda a saúde. Pessoas outrora doentes, aleijadas, surdas, cegas, leprosas, estavam ali.

O Homem do jumentinho, o Rei Jesus, a despeito de toda aquela alegria, parecia distrair-Se algumas vezes. Depois, voltava-se à multidão e participava da alegria.

Pela primeira vez, Ele era recebido com as honras que tanto merecia. Pela primeira vez, era saudado como deveria ser: um Rei. Pela primeira vez, Ele fora colocado no lugar que Lhe era devido. Mas seria por pouco tempo. Logo aquela alegria se transformaria em prantos. Aquela multidão logo estaria vendo seu Salvador pendurado numa cruz, dando novamente de Si pelos outros – por mim, por você. Nenhum manto que cobria agora o caminho poderia cobri-Lo, então. Nenhum louvor, mas silêncio e dor se veriam. Até a natureza empalideceria diante da cena que estava por vir.

Jesus merece nosso louvor e gratidão constantemente. Não posso me esquecer disso em momento algum. Ele é o meu Rei, o meu Salvador. Estou Lhe dando o louvor que Ele merece?

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

gratos por quê?

Gratos pelo dia de hoje

Escreveu alguém:

"Ontem, cheque cancelado.
Amanhã, nota promissória.
Hoje, dinheiro em caixa.
Use-o ( o hoje ) com sabedoria.
É a mais preciosa possessão que podes ter."

Declara Benjamin Franklin:

" O ontem morreu;
O amanhã não existe;
Só o hoje existe, use-o."

" Que história diferente não seria a nossa vida, se vencêssemos o hábito de deixar para amanhã, o que deve ser feito hoje ..." 

" Um dos segredos de uma vida feliz é viver cada dia no seu tempo. Não se preocupe desnecessariamente com o futuro. Enfrente os problemas de amanhã, quando eles aparecerem. Mas, enquanto isso, alegre-se no dia de hoje ..."

Constâncio C. Vigil escreveu sobre a ação imediata o seguinte:

Não esperes,
Para ser bom, nem para o que podes, nem para reparar uma injustiça.
Não esperes
uma oportunidade para praticar uma ação nobre: busca-a.
Não esperes
que a pessoa a quem ofendeste venha a ti. Vai tu a ela.
Não esperes
para perdoar ao teu inimigo. Perdoa agora mesmo.
Não esperes
que os homens te busquem para fazer justiça. Pratica-a tu mesmo perante a tua consciência.
Não esperes
para amanhã compreender quão efêmeros são os regalos do corpo, e quão fútil é o amor às riquezas.
Não esperes
até a hora da morte para reconciliar-te com Jesus e para entregar a Ele o destino de tua alma.

Que tesouro precioso é o dia que chamamos "hoje"! Quantas coisas boas podemos fazer hoje. Quantas palavras de ânimo, de consolo, de esperança podemos pronunciar hoje; porque o ontem já não existe e não volta jamais.
O amanhã, ainda é uma incógnita, pode existir ou talvez não, para fazermos o bem. Devemos desistir em dizer: "Se eu tiver tempo", porque o amanhã nunca chega, sempre só existe o "hoje".

Hoje devemos agir para com todos, como se fosse o nosso último dia sobre a Terra.
Por que não fazermos de cada "hoje" o melhor dia da nossa vida? Executemos tudo, não deixando as coisas para o amanhã desconhecido, porque pode ser que nunca mais as possamos fazer

Por que não agradecemos ao Senhor o dia de hoje, pois pode ser o dia da nossa salvação?
Diz a Sagrada Escritura: " ...hoje, se ouvirdes a Sua voz, não endureçais os vossos corações."

Gratos por este tão importante dia que Deus nos dá!

Rodolpho Belz

meditações diárias'

Sexta, 22 de outubro


Ele é a fonte


Eu o sou, Eu que falo contigo. João 4:26

A mulher samaritana envolveu-se com as palavras de Jesus. Havia algo muito solene em suas afirmações. Ele era mais que profeta, pois conhecia sua vida passada e suas necessidades presentes. Suas palavras eram cheias de vida e, quando ela mencionou o Messias, Jesus lhe disse que Ele era o Messias, e ela creu.

Estava explicado por que Ele sabia tanto. Ela precisava contar aos seus amigos. Sabia que muitos iriam gostar de saber que ela havia encontrado o Messias. Deixou o cântaro ali no poço e correu para a cidade. Esquecera-se do que fora fazer, pois encontrara algo mais importante. A sede espiritual era muito maior que a sede física. Ela recebera daquela fonte que jorra a água da vida eterna. Queria que seus amigos também recebessem.

Quando aceitamos Jesus e O reconhecemos como o Salvador, depositamos nossos pecados a Seus pés e sentimos a alegria da Sua presença. Queremos repartir com outros essa alegria: pais, amigos e parentes. Enfim, passamos a ser como copos cheios, derramando bênçãos a todos que estão à nossa volta.

A mulher voltou trazendo muitos que também queriam beber. Agora eram eles que estavam com sede e não Jesus. O calor do meio-dia só acentuou a necessidade daquelas pessoas. Jesus derramou-lhes do Seu frescor e matou a sede deles.

Seu copo está estendido a nós também, oferecendo-nos “água” fresquinha e gostosa. O “sol” pode castigar minha pele, minha cabeça, minha vida, mas Jesus tem a água de que preciso. Preciso reconhecer, tão-somente, que Ele é a Fonte da vida eterna. E beber.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

gratos por quê?'

Gratos sempre

 - Minha filha - disse certa mãe à filhinha de apenas oito anos de idade que sempre lamentava o fato de ser pobre - por quanto venderia tuas pernas?

- Minhas pernas?

- Sim, tuas pernas! Quer mil reais por elas?

- Não mamãe, com elas eu corro, eu brinco ...

- E teus braços, quer vendê-los? Parece que não são lá muito úteis ...

- Nãos os venderei por um milhão de reais ...

- Quer, então, vender os teus ouvidos?
Te darei cinco milhões de reais.

- Nunca, mamãe! Não gostaria de ser surda. Gosto tanto de ouvir o canto dos pássaros.

- Está certo. Quer, finalmente, vender os teus olhos por cinquenta milhões de reais?

- Também não, mãezinha! Por dinheiro nenhum venderei os meus dois olhinhos ...

- Bem, filhinha! Não deves então jamais ofender a Deus, porque, sendo pobre, és muito rica. A saúde, o bem-estar, valem mais do que todo o ouro do mundo.

Quanta riqueza, e nós, muitas vezes, não a reconhecemos. Pensamos que riqueza é dinheiro, propriedades, vida luxuosa, etc. As riquezas que este mundo nos oferece constituem um deus muito fraco. Diz Henrik Ibsen:
" Conseguem alimento, mas não apetite. Medicamentos, mas não saúde; amizade, não amigos; servos, não lealdade; dias alegres, não paz e felicidade." Não, não são só as riquezas apresentadas nesta história, mas temos ainda mais outras riquezas, como uma vida honrosa, uma consciência pura, sem remorsos, sem medo, sem preconceitos. Uma fé fixa no futuro, na breve volta de Jesus em glória, com todos os Seus anjos para nos dar uma morada cheia de felicidade com os meus familiares nas mansões celestes, segundo a Sua promessa.

Um amor que faz amar os amigos e inimigos; os pobres e os ricos; os que nos amam e os que nos odeiam; os que são bons e os que são maus; os cultos e os incultos; de todos os povos e nações do mundo.

Uma esperança de rever os queridos que a morte levou, por intermédio da ressurreição, conforme revelado nas Sagradas Escrituras, porque veio Jesus Cristo e aniquilou a morte ao retomar a vida, depois de pagar a nossa culpa no Calvário.

Esta ressurreição se dará na Sua vinda que, segundo os sinais por Ele dados, será "nesta geração".

Amigo, estamos vivendo nos dias em que Jesus vai voltar. Estejamos todos preparados a fim de receber esta eterna felicidade! Sejamos sempre gratos ao nosso Deus!

Rodolpho Belz

meditações diárias'

Quinta, 21 de outubro


Quem está com sede?


Dá-Me de beber. João 4:7

Meio-dia. O sol estava abrasador. A manhã toda haviam caminhado e, agora, o calor, a fome, a sede e o cansaço os convidavam a parar.
Chegaram a um poço, e ali Jesus sentou-Se exausto. Os discípulos seguiram até a cidade para comprar alimentos. Era uma cidade de samaritanos. Foram até lá somente pela necessidade.

Sentado junto ao poço, Jesus sentiu o frescor que vinha de dentro dele. A sede aumentou, mas não havia como tirar água, pois não tinha corda nem cântaro. Esperaria alguém que pudesse socorrê-Lo. Mas, quem iria àquela hora buscar água?

Uma mulher aproximou-se com seu cântaro. Jesus pediu-lhe água. Ela espantou-se:

– “Como, sendo Tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana?” (João 4:9).

No coração de Jesus não havia lugar para preconceitos. Ele era o Salvador, não somente dos judeus, mas de todos aqueles que O aceitam. Seu coração encheu-se de amor por aquela mulher, que tinha a vida manchada pelo pecado. Ele viu nela uma pessoa aberta para recebê-Lo.

Jesus esqueceu-Se da sede e do cansaço. Havia ali uma pessoa necessitada, que estava mais sedenta do que Ele. Era preciso saciar-lhe a sede. Ofereceu-lhe a água viva que era Ele.

O amor de Jesus é maravilhoso. Ele não vê cor, etnia, profissão, posição social, sobrenome. Ele conhece meu nome, meu coração, sabe dos meus problemas, das minhas necessidades. Quer participar dos meus sonhos, dos meus projetos, quer morar em meu lar, em meu coração. Ele me ama. Isto eu sei: Ele me ama.

O amor de Jesus rompe todas as barreiras. E Ele deseja que eu ame como Ele ama. É difícil? Ele está disposto a me ensinar. Amar a todos: pais, irmãos, professores, colegas, o menino pobre, o garoto de rua, o mendigo da esquina, aquele que me faz mal, e até quem não gosta de mim.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

...

que Deus sempre possa ser seu refúgio nos momentos de aflição, e não pergunte o porque da prova, mas sim o para que. o bom lutador não desiste da batalha, mas ganha fôlego e retoma o ânimo para a guerra. então não desista, nem dos seus sonhos. porque ao cansado Ele dá forças para lutar, ao abatido Ele dá forças para vencer e ao triste Ele dá alegria de viver. Deus jamais esquecerá de você. e por mais que as coisas sejam difíceis não desista porque Deus nunca irá desistir de você ♥

...

elevo os olhos para os montes, de onde me virá o socorro? (Salmo 121:1)
nosso socorro só pode vir de um, do Senhor. você pode buscar ajuda em quem quiser, mas somente um pode nos ajudar de verdade. você pode buscar oração, mas somente um pode realmente nos ajudar: o Senhor. olhe para o alto e busque ajuda no Senhor. Ele tem a solução dos teus problemas e o poder de realizar teus sonhos. " o meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra " (Salmo 121:2)

meditações diárias'

Quarta, 20 de outubro


A sua cruz


Vinde a Mim […] e Eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Simão viu quando Ele caiu novamente. O soldado empurrou a cruz, fazendo-a cair sobre Ele.

Ouvira muitas vezes os filhos falarem dEle e de Seus ensinamentos. Não conseguia entender o porquê daquele tratamento a alguém que fizera somente o bem. De certa forma, achou que ele, Simão, merecia estar ali carregando aquela cruz, mas não Jesus. Agora entendia por que seus filhos O amavam tanto.

O “rei dos judeus” tentou levantar-Se, mas não conseguiu. O soldado percebeu que Ele não conseguiria continuar e olhou em volta, procurando alguém que pudesse carregar a cruz. Simão já tinha certa idade, mas os anos no campo fizeram dele um homem forte e robusto. Ele foi o escolhido. O soldado o puxou e ordenou que carregasse a cruz (Marcos 15:21).

Simão não se recusou. Abaixou-se e tomou a cruz. Jesus levantou-Se com dificuldade e olhou para Simão. Era um olhar de gratidão; porém, mais que isso, era um convite para amá-Lo. Simão não conseguiu desviar os olhos. Aquele olhar tocou seu coração.

Compreendeu que estava tendo a oportunidade que outrora deixara passar. Ergueu a cruz sobre os ombros. Sentiu ser aquele o maior privilégio de sua vida.

Ao chegar ao lugar da crucifixão, baixou a cruz e os soldados colocaram Jesus sobre ela. Quando os pregos entraram nas mãos dEle, Simão sentiu que ele é quem deveria estar ali. Ao levantarem a cruz e lançá-la no buraco, ajoelhou-se e adorou Aquele que sobre ela estava. Jesus olhou para Simão. Foi um olhar de perdão, de amor e aceitação.

Simão compreendeu que não carregara a cruz do Mestre, mas a sua própria cruz. Ao entregá-la a Ele, sentiu aliviar seus fardos de pecado e opressão. Desceu em direção à cidade. Não se sentia mais cansado nem triste. Era agora um homem livre.

terça-feira, 19 de outubro de 2010

paz'

Sabe, é incrível a diferença que Deus faz em nossa vida.
Uma vez que escolhemos estar ao lado dEle e espalhar isso
aos outros, o inimigo empenha-se em colocar problemas
em nossa vida, e sempre há algo que nos incomode.
Mas é nesses momentos, quando temos tudo pra ficarmos chateados
ou perder a vontade de fazer as coisas que parecem crescer as forças
dentro de nós e é como se os problemas já estivessem solucionados
mesmo antes de vc ver solução pra eles!
Essa paz vem de um Deus que tem a solução para todos os nossos
problemas e conhece as nossas angústias antes mesmo que
elas nos venham afligir.
Com Deus não há desespero, com Deus há esperança, com Deus
há problemas sim, mas há soluções, com Deus há PAZ !
Que a paz de Deus possa tomar o seu coração e que vc possa sentir
que sua vida está completamente dedicada a Ele, nas mãos dEle!

Deus te abençoe *-*


'- W.bOy -'

meditações diárias'

Terça, 19 de outubro


A minha cruz


Tome a sua cruz e siga-Me. Mateus 16:24

Quando o dia amanheceu, Simão já estava no campo. Queria que as primeiras chuvas encontrassem os grãos na terra. Ao esquentar o sol, ele já havia acabado de arar boa parte da terra e resolveu ir para casa.

Era sexta-feira. O dia parecia carregado e ele se sentia cansado. Ao aproximar-se da cidade, percebeu um alvoroço próximo ao portão pelo qual entraria. Estavam levando presos para fora da cidade. Não gostava desses ajuntamentos, pois muitas vezes resultavam em tumulto. Resolveu ficar de longe, até passarem.

Ao aproximaram-se de onde ele estava, pôde ouvir: “Saiam. Deem passagem ao rei dos judeus.” Quem era o tal “rei”? Não lembrava de nenhuma insurreição nos últimos dias. Aproximou-se. O prisioneiro da frente estava abatido e muito machucado. Caía seguidamente ao peso do Seu fardo. Algumas mulheres choravam ao Seu lado. A despeito do sofrimento, Ele procurou consolá-las. Os soldados O empurraram para que andasse mais rápido. Ele caiu novamente. Com muita dificuldade levantou-Se e tomou Seu fardo.

Simão pôde reconhecer aquela face, a despeito do sangue que escorria por ela e de estar desfigurada. Tinha ouvido Sua pregação certa vez, por insistência dos filhos. Sentira-se impressionado, mas achou que aquilo era demasiado difícil para ele que já tinha andado boa parte de sua jornada. Seus filhos eram jovens e, para eles, era mais fácil mudar de vida. No entanto, as palavras que ouvira naquele dia soaram em seus ouvidos: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me” (Mateus 16:24).

Muitos, como Simão, têm medo de cair ao peso da cruz, mas Jesus lhes diz: “O Meu jugo é suave e o Meu fardo é leve.” Não precisamos ter medo das dificuldades, pois Ele Se ofereceu para carregar a cruz para nós. Precisamos tão-somente aceitar Sua proposta e amá-Lo.

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

meditações diárias'

Segunda, 18 de outubro


Quero ser dEle


Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto. Salmo 51:10, ARC

Jesus Se aproximava. O coração de Zaqueu bateu mais forte. Uma felicidade imensa tomou conta dele. É engraçado, mas parecia que ele esperava encontrar alguém que já conhecia havia muito tempo.

Quando Jesus chegou bem embaixo do galho em que ele estava, parou. Isso era demais! Poderia vê-Lo melhor agora. O Mestre olhou em sua direção. Os olhos de Zaqueu encontraram os de Jesus e Ele parecia ler seus pensamentos, seus sentimentos, sua vida. Não importava. Queria que Ele soubesse tudo mesmo. Queria que Ele soubesse que Suas palavras haviam mudado sua vida e que ele se sentia o homem mais feliz do mundo.

– Olá, Zaqueu! Você pode descer da árvore? Gostaria de passar esta noite em sua casa.

Ele o chamara pelo nome e ainda disse que desejava ir até sua casa? Era muita coisa para aquele pequeno homem, mas que começava a se tornar grande.

Durante algumas horas, Zaqueu teve a oportunidade que muitos de nós gostaríamos de ter: hospedar Jesus no lar. Pôde ouvi-Lo falar e ensinar-lhe muitas lições preciosas; pôde confessar a Ele seus pecados e mostrar o quanto queria servi-Lo. Prometeu que restituiria a todos que havia enganado e, se alguém se sentisse ofendido, devolveria quatro vezes mais e ainda repartiria seus bens com os pobres (Lucas 19:1-10).

Jesus não passara por aquela cidade por acaso. Queria dar a Zaqueu a certeza de Seu amor. Queria que soubesse que ele fazia parte de Sua família e que Ele estava feliz com a mudança em seu coração.

Somos importantes para Jesus e Ele nos busca onde estivermos, pois quer nos mostrar Seu amor e dar-nos Seu perdão e paz.

A alegria de ter Jesus em nossa vida não se compara a nada mais. O que você está esperando? Deixe-O achá-lo. Você pode tê-Lo sempre em seu lar.

domingo, 17 de outubro de 2010

meditações diárias'

Domingo, 17 de outubro


Realizando um sonho


Pois temos posto a nossa esperança no Deus vivo, que é o Salvador de todos, especialmente dos que creem. 1 Timóteo 4:10, NTLH

Zaqueu chegou cantarolando em casa, e a esposa estranhou. Esse não era seu costume. Aliás, incomodava-se quando alguém cantava. O que acontecera?

Zaqueu lhe contou o que fizera e disse mais:

– Estou resolvido a ser diferente.

A esposa deixou escorrer algumas lágrimas. Sabia que Deus estava trabalhando no coração dele, e uma oração de agradecimento brotou de seus lábios.

Zaqueu foi para seu local de trabalho na cidade. Passou a manhã toda investigando seus arquivos e fazendo cálculos. Viu que sua dívida com os outros era grande. Ficou preocupado.

Numa de suas idas e vindas, passou por um grupo de pessoas que saíam apressadas da cidade.

– O que houve?

– O Mestre de Nazaré vai passar pela nossa cidade.

O Mestre estava vindo para a sua cidade? Era tudo o que sonhara nos últimos dias: encontrar-se com Ele! Não podia perder essa oportunidade. Correu também, mas percebeu que não conseguiria vê-Lo, pois havia muita gente, e ele era baixo demais. Pensou rapidamente. Subiria em uma árvore e, quando o Mestre passasse, O veria. Não poderia perder essa! Não se importou se alguém riria dele ou se poderia cair, pois já passara da idade para tal peripécia.

Quando queremos algo que realmente vale a pena, devemos lutar por isso. Não devemos deixar que o desânimo ou as opiniões dos outros derrubem nossos sonhos. Posso até não conseguir, mas não irei me arrepender por não ter tentado.

sábado, 16 de outubro de 2010

livro da vida'

' Não se aborreça por causa dos maus, nem tenha inveja dos que praticam o mal.
Pois eles vão desaparecer logo como a erva, que seca; eles morrerão como as plantas, que murcham.
Confie em Deus, o SENHOR, e faça o bem e assim more com toda a segurança na Terra Prometida.
Que a sua felicidade esteja no SENHOR! Ele lhe dará o que o seu coração deseja.
Ponha a sua vida nas mãos do SENHOR, confie nele, e ele o ajudará.
Ele fará com que a sua honestidade seja como a luz e com que a justiça da sua causa brilhe como o sol do meio-dia.
Não se irrite por causa dos que vencem na vida, nem tenha inveja dos que conseguem realizar os seus planos de maldade. Tenha paciência, pois o SENHOR Deus cuidará disso.
Não fique com raiva, não fique furioso. Não se aborreça, pois isso será pior para você.
Aqueles que confiam em Deus, o SENHOR, viverão em segurança na Terra Prometida, porém os maus serão destruídos. '

Salmo 37:1-9

meditações diárias'

Sábado, 16 de outubro


Amar é…


Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:39

Zaqueu ficou preocupado. Afinal, era rico e grande parte de sua riqueza fora conquistada desonestamente. Mas sentia o desejo de ser diferente. Por essa razão, insistira para que sua esposa e Isaque fossem ao encontro do Mestre de Nazaré, para ter certeza de que o que ouvira era verdade.

Havia alguma chance para ele? Afinal, por trabalhar para os romanos, fora rejeitado por seu povo. Nem podia entrar nas sinagogas. Mas ele conhecia as leis judaicas e a lei de Deus. Ao ouvir sobre os ensinamentos do Mestre, as boas coisas que estavam dentro dele despertaram e ele entendeu que ainda era um filho de Deus.

Foi caminhar para refrescar a cabeça. Passou por um mendigo que lhe pediu esmola. Seu primeiro impulso foi enxotá-lo ou dizer qualquer coisa como: “Não dou meu dinheiro para vagabundos.” Mas algo em seu coração o fez olhar nos olhos daquele homem. Havia uma história de dor e tristeza estampada em seu rosto. Seus olhos estavam cheios de lágrimas, e não parecia uma encenação.

– Onde você mora? – perguntou-lhe.

Ele foi com o homem até sua humilde casa. A esposa dele estava muito doente e os filhos estavam na rua, tentando receber algo para se sustentarem. Ele contou a Zaqueu que tinham vindo para a cidade porque perderam a terra, devido a dívidas. Mas na cidade não conseguira trabalho. A vida se tornara difícil para eles.

Zaqueu lhe deu dinheiro para comprar o que comer e falou-lhe para ir até sua casa. Ele lhe daria um emprego. O que acontecera? Esse não parecia Zaqueu. Não importava. Sentia-se bem com o que fizera e aprendera uma importante lição naquele dia. Será que era isso que o Mestre queria dizer em Seus ensinamentos?

Estender a mão a alguém simplesmente para deixar a consciência tranquila não é amar o próximo. Amar é se envolver, é sentir, é participar de forma plena, é resistir ao egoísmo, é doar-se. Foi exatamente isso que Jesus quis dizer.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

meditações diárias'

Sexta, 15 de outubro


Quero mesmo estar com Ele?


Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. Mateus 6:21

–Papai, papai, chegamos! – o pequeno Isaque correu até o escritório do pai, que lhe deu um gostoso abraço.

– E, então, como foi o passeio? Conseguiram ver o Mestre?

– Ele me pegou no colo e contou histórias para mim!

– Para você e para todas as outras crianças – completou a mãe.

– Você chegou bem perto dEle, mesmo?

– Ele abençoou e deu atenção a todas as crianças que estavam lá – disse o pequeno.

– Também conversou conosco, as mães, e nos deu conselhos e ânimo. Foi muito bom! Você deveria ter ido conosco!

– Não podia deixar o trabalho. O que mais Ele falou?

– Falou sobre bondade. Amor ao próximo, sobre guardar a lei…

– Qual lei?

– Amar a Deus sobre todas as coisas. Não matar, não adulterar, não roubar…

Zaqueu pigarreou, querendo disfarçar. Isaque prosseguiu:

– Apareceu lá um rapaz muito rico e fez uma pergunta para Jesus sobre o que ele poderia fazer para herdar a vida eterna.

– E o que Ele respondeu?

– Que é muito difícil um rico entrar no Reino de Deus.

– O quê?

– Isaque, não foi bem assim.

– É claro que foi, mamãe!

– Ele disse que deveríamos guardar a lei e repartir nossos bens com os pobres. Só assim teremos um tesouro no Céu. Acho que o rapaz não gostou da ideia de repartir sua riqueza.

– Então, para eu ir para o Céu preciso repartir meus bens? Tudo o que tenho?

– Acho que Ele quis dizer que devemos ser honestos e não esquecer as necessidades dos outros – respondeu a esposa.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

...

tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. (Apocalipse 2:4)
você já disse pra Deus o quanto o ama hoje? já declarou o quanto precisa dEle na sua vida? declare pro seu Deus o quanto Ele é importante na sua vida, agradeça cada segundo de vida que Ele te dá. volte ao primeiro amor, onde confiamos, nos entregamos, não vemos maldade e não vemos dúvidas.
estou voltando a essência da adoração e a essência és Tu, a essência és Tu Jesus. ó me perdoa pelo que eu fiz dela, quando a essência és Tu, a essência és Tu Jesus (8)
se com tua boca confessares a Jesus como Senhor e em teu coração creres que Deus ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. ( Romanos 10:9)

meditações diárias'

Quinta, 14 de outubro


Ele se interessa por mim


Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle, e o mais Ele fará. Salmo 37:5

Abias precisava pensar. No campo, encontrou um ajuntamento de pessoas. Aproximou-se.

Um Homem falava. Sua voz era clara e Seu discurso muito poderoso. Ele falava de felicidade, de responsabilidades individuais e coletivas. Mas houve algo que lhe chamou mais a atenção:

– “Também foi dito: Quem repudiar sua mulher, dê-lhe carta de divórcio. Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério” (Mateus 5).

Abias percebeu que abandonar Mara seria acabar com a vida dela. Ela não merecia aquilo. Sempre fora uma excelente companheira. Ele a havia colocado naquela situação. Seu coração ficou cheio de remorso. O que deveria fazer? Não poderia continuar com ela e fazê-la infeliz. Esperou que todos saíssem e se aproximou do Mestre. Pediu-Lhe ajuda.

O Mestre falou a Abias que a lei de Deus nos aconselha a amar o próximo como a nós mesmos. Falou-lhe que só seremos felizes se fizermos os outros felizes. Falou-lhe das qualidades de sua esposa. Parecia que Ele a conhecia tão bem! Conversaram durante muito tempo e a visão de Abias se abriu. Percebeu o quanto era egoísta e o quanto podia fazer por sua querida e jovem esposa. Voltou para casa agradecido e feliz. Abraçou a esposa com muito carinho e ofertou-lhe um ramalhete de flores do campo. Decidiu que aquele seria um começo de felicidade, de doação e de amor. Ao Jesus voltar àquela região, tempos mais tarde, Abias levou-Lhe sua amada esposa e seu filhinho para que Ele os conhecesse e para agradecer-Lhe pela felicidade que Ele lhe mostrara e que quase jogara fora.

Jesus nos conhece muito bem e deseja que sejamos felizes. Entregue tudo a Ele, que é o melhorAmigo para levar suas dores e problemas, sonhos e desejos. Confie nos conselhos dEle. Ele sabe o que é melhor.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

meditações diárias'

Quarta, 13 de outubro


Espere um pouco


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo propósito debaixo do céu. Eclesiastes 3:1

Abias chegou por detrás de Mara e fechou os olhos dela com as mãos. Ela sabia quem era. Afastou as mãos dele e ele estendeu-lhe um ramalhete de flores do campo colhidas por ele.

– Quer casar-se comigo?

– Abias, querido, a vida de casado exige maturidade. Você deverá assumir uma família e sustentá-la. Terá muitas responsabilidades diante da sociedade. Tem certeza de que ainda não é cedo?

– Você está dizendo que eu sou irresponsável? É claro que sei de tudo isso, senão, não estaria lhe fazendo esse pedido. Amo você e tenho certeza disso. Você não?

– Para falar a verdade, às vezes acho que não. Você parece tão imaturo, enjoa fácil das coisas. Sabe, não é persistente no que faz. E…

– Acho que é você que não me ama.

– Eu amo você, mas acho que poderíamos esperar um pouco mais.

– Não sei por quê. Vou cuidar muito bem de você e de nossos filhos. Você verá!

Apesar da observação de Mara, Abias convenceu os pais dela. Como em todo casamento, a cerimônia, a festa, as roupas, enfim, tudo foi maravilhoso. Mas os dias normais chegaram. O encanto das novidades passou e Abias sentiu saudade da liberdade, das saídas com os amigos. Sentia-se cansado de ter que trabalhar de sol a sol. Via os amigos se divertindo e livres de responsabilidades, e, se sentia desejoso de estar com eles. Mara percebeu a tristeza do marido e perguntou-lhe o que se passava. Ele jamais poderia falar para ela, pois ela o havia advertido.

O casamento tornou-se um fardo. Já não sentia que amava a esposa como antes e Mara percebeu que ele a evitava. Começou a passar mais tempo com os amigos e chegar tarde em casa. Eles o aconselharam a deixar a esposa.

Querido juvenil e adolescente, há tempo para tudo. Não queira apressar as coisas. Agora é tempo de você se dedicar a estudar, aprender, amadurecer. Assumir compromissos antes do tempo certo é queimar etapas em sua vida. Espere a hora certa para realizar seus sonhos e você será feliz.