sábado, 16 de outubro de 2010

meditações diárias'

Sábado, 16 de outubro


Amar é…


Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Mateus 22:39

Zaqueu ficou preocupado. Afinal, era rico e grande parte de sua riqueza fora conquistada desonestamente. Mas sentia o desejo de ser diferente. Por essa razão, insistira para que sua esposa e Isaque fossem ao encontro do Mestre de Nazaré, para ter certeza de que o que ouvira era verdade.

Havia alguma chance para ele? Afinal, por trabalhar para os romanos, fora rejeitado por seu povo. Nem podia entrar nas sinagogas. Mas ele conhecia as leis judaicas e a lei de Deus. Ao ouvir sobre os ensinamentos do Mestre, as boas coisas que estavam dentro dele despertaram e ele entendeu que ainda era um filho de Deus.

Foi caminhar para refrescar a cabeça. Passou por um mendigo que lhe pediu esmola. Seu primeiro impulso foi enxotá-lo ou dizer qualquer coisa como: “Não dou meu dinheiro para vagabundos.” Mas algo em seu coração o fez olhar nos olhos daquele homem. Havia uma história de dor e tristeza estampada em seu rosto. Seus olhos estavam cheios de lágrimas, e não parecia uma encenação.

– Onde você mora? – perguntou-lhe.

Ele foi com o homem até sua humilde casa. A esposa dele estava muito doente e os filhos estavam na rua, tentando receber algo para se sustentarem. Ele contou a Zaqueu que tinham vindo para a cidade porque perderam a terra, devido a dívidas. Mas na cidade não conseguira trabalho. A vida se tornara difícil para eles.

Zaqueu lhe deu dinheiro para comprar o que comer e falou-lhe para ir até sua casa. Ele lhe daria um emprego. O que acontecera? Esse não parecia Zaqueu. Não importava. Sentia-se bem com o que fizera e aprendera uma importante lição naquele dia. Será que era isso que o Mestre queria dizer em Seus ensinamentos?

Estender a mão a alguém simplesmente para deixar a consciência tranquila não é amar o próximo. Amar é se envolver, é sentir, é participar de forma plena, é resistir ao egoísmo, é doar-se. Foi exatamente isso que Jesus quis dizer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário