quarta-feira, 20 de outubro de 2010

meditações diárias'

Quarta, 20 de outubro


A sua cruz


Vinde a Mim […] e Eu vos aliviarei. Mateus 11:28

Simão viu quando Ele caiu novamente. O soldado empurrou a cruz, fazendo-a cair sobre Ele.

Ouvira muitas vezes os filhos falarem dEle e de Seus ensinamentos. Não conseguia entender o porquê daquele tratamento a alguém que fizera somente o bem. De certa forma, achou que ele, Simão, merecia estar ali carregando aquela cruz, mas não Jesus. Agora entendia por que seus filhos O amavam tanto.

O “rei dos judeus” tentou levantar-Se, mas não conseguiu. O soldado percebeu que Ele não conseguiria continuar e olhou em volta, procurando alguém que pudesse carregar a cruz. Simão já tinha certa idade, mas os anos no campo fizeram dele um homem forte e robusto. Ele foi o escolhido. O soldado o puxou e ordenou que carregasse a cruz (Marcos 15:21).

Simão não se recusou. Abaixou-se e tomou a cruz. Jesus levantou-Se com dificuldade e olhou para Simão. Era um olhar de gratidão; porém, mais que isso, era um convite para amá-Lo. Simão não conseguiu desviar os olhos. Aquele olhar tocou seu coração.

Compreendeu que estava tendo a oportunidade que outrora deixara passar. Ergueu a cruz sobre os ombros. Sentiu ser aquele o maior privilégio de sua vida.

Ao chegar ao lugar da crucifixão, baixou a cruz e os soldados colocaram Jesus sobre ela. Quando os pregos entraram nas mãos dEle, Simão sentiu que ele é quem deveria estar ali. Ao levantarem a cruz e lançá-la no buraco, ajoelhou-se e adorou Aquele que sobre ela estava. Jesus olhou para Simão. Foi um olhar de perdão, de amor e aceitação.

Simão compreendeu que não carregara a cruz do Mestre, mas a sua própria cruz. Ao entregá-la a Ele, sentiu aliviar seus fardos de pecado e opressão. Desceu em direção à cidade. Não se sentia mais cansado nem triste. Era agora um homem livre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário